terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Alimentos funcionais: o mito ou verdade?

Olá pessoal!!

Estive pensando como escrever algo especial pra vocês, algo que pudesse ser bem valioso e melhorar ainda mais a qualidade de vida de cada um. Então pensei: porque não falar sobre “alimentos funcionais” e esclarecer alguma dúvida para ajuda-los ainda mais?
Sabemos que virou moda se falar de alimentos funcionais, mas será que tudo que se sabe é suficiente?
Alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde e além de disso, produzem um papel benéfico na redução de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras. O consumo desses alimentos deve ser constante para que seu papel seja alcançado.
É imprescindível a utilização de alimentos naturais, integrais na alimentação diária, em substituição de carnes vermelhas por peixes, soja e derivados e aumentar a ingestão de vegetais e frutas.
Vocês sabiam que se incluirmos e ou aumentarmos alguns alimentos em nossas refeições diárias podemos ter um equilíbrio maior em nosso organismo?
Se reduzirmos o sal dos alimentos e, em contra partida, aumentamos o consumo de Alho e a cebola (estimulantes do sistema imunológico, ajudam a reduzir o mau colesterol e os triglicérides, dentre outras funções), Manjericão, orégano e sálvia (ervas aromáticas com propriedades antioxidantes, antibacterianas e antibióticas e protetoras),Salsa, cebolinha, cominho, hortelã, coentro, alecrim (possuem vitaminas, auxiliam no processo digestivo, enriquecem o sabor dos alimentos), aumentaremos a possibilidade de prevenção de vários tipos de doenças.  
Pois bem, estes alimentos são apenas dicas de como utilizarmos bem nossos temperos cotidianos, ricos em nutrientes, baixo teor calórico, baixo custo, mas com excelentes benefícios. Muitas vezes deixamos de dar importância que eles merecem e, até os tratamos com certa indiferença e impedimos que nosso sistema imunológico fique mais resistente.
Curtam esses pequenos exemplos de alimentos que podem ser utilizados em preparações salgadas, assim como em sucos preparados com adição de frutas específicas. Aqui vai uma pequena receita pra saborearem o que acabei de falar:
                                              
                                                     Suco Funcional
02 rodelas de abacaxi;
04 Folhas de hortelã e manjericão;
Água, 01 laranja;
01 rodela de gengibre e gelo (opcional).
Bata tudo no liquidificador. Se desejar coe.
Sirva a seguir.



Consulte sempre uma nutricionista para que as escolhas e porções sejam adequadas e balanceadas para as necessidades reais de cada indivíduo.


Boa semana!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Beterraba: o alimento esquecido

Olá pessoal!
Hoje vim falar com vocês sobre a beterraba, um alimento considerado insignificante para a maioria das pessoas e, apenas alguns a conhecem por fazer papel importante na recuperação de anêmicos. Mas, será que suas propriedades são tão pequenas como pensam?
A beterraba é considerada um dos alimentos mais saudáveis do mundo, é fonte de vitaminas A, K, algumas do complexo B, C, E, rica em fibras, ácido fólico e minerais como Ferro e outros, possui propriedades antioxidantes, protegendo as células contra ação dos radicais livres.
Sabia que a beterraba está associada à prevenção ou diminuição de certas doenças? É isso aí, ele tem grande associação na prevenção de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, além da ação preventiva da degeneração macular (doença que causa perda de visão no centro do campo visual) e da catarata.
Muitas pessoas desconhecem o valor nutricional que a beterraba apresenta e não imaginam que esse alimento é excelente para pessoas em fase de recuperação, praticantes de atividades físicas (auxiliam na formação de músculos, ganho de massa muscular). 
O potássio (presente na beterraba) atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos, auxiliando os processos digestivos e as contrações musculares – após atividades físicas muito intensas, a reposição de potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos.
Ela também é importante para o controle de peso, ajudando na saciedade.
As folhas da beterraba também são úteis ao preparo de algumas receitas, pois são compostas de nutrientes essenciais ao nosso corpo e podem ser utilizadas cruas, como em saladas, refogadas ou em sucos.
Imaginem se vocês se aproveitarem da qualidade nutricional da beterraba e além de utilizá-la como salada (crua ou cozida), sopas, ou outros, também fazer um suco saudável para energizar seu corpo e aumentar a imunidade?

Suco revigorante
Metade de uma beterraba (pequena a média)
01 cenoura pequena (picada)
02 laranjas (sem casca e sem o miolo branco)
02 folhas de couve
01 pedaço de gengibre
Água e/ ou gelo.
Bater tudo no liquidificador, coar e servir.
Vocês perceberam a riqueza de nutrientes utilizadas nesta receita? E que poder de suprir as nossas necessidades diárias? Então, comece a mudar seus hábitos e aproveite as dicas!





quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Pura Hidratação!!

Olá pessoal! Que calor tem feito nos últimos dias, não é mesmo?

Com todo esse calor, precisamos nos cuidar melhor, sempre usando protetor solar, tomando muita água, aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes. É importante uma maior presença de vegetais em nosso consumo e reduzindo principalmente o consumo de carnes vermelhas (que levam maior tempo para ocorrer o metabolismo e eliminam uma grande quantidade de toxinas em nosso organismo). Seria muito bom se cada um de nós consumisse peixe mais de uma vez na semana, pois ele é rico em Ômega3, facilitando a eliminação de toxinas. Com esse calor todo, a opção adequada é uma alimentação leve, mas rica em nutrientes e por que não aproveitar pra tomar um suco hidratante, revigorante e muito saboroso? Aí vai uma receitinha deliciosa e que vale a pena você utilizar, aproveitem...

Suco Pura Hidratação
200 ml de água de coco
01 rodela de abacaxi
Meio Kiwi
01 folha de couve
Gengibre e gelo

Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida.

É muito fácil de fazer e rico em vitamina C, fibras, digestivo e com poder de fortalecer o sistema imunológico, criando grandes defesas na prevenção de inúmeras doenças.


Vale a pena o consumo de alimentos saudáveis nesse verão!


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Emagreça com saúde!

Olá pessoal!

Na passagem de ano novo, nós sempre fazemos promessas e, uma delas e fazer dieta e emagrecer. Prometemos e nem sempre cumprimos porque vem as festas, aniversários, casamentos e a correria do cotidiano também. Então, não pude deixar de pesquisar sobre algumas dicas de ajudarem vocês a seguirem o objetivo de manter a tal promessa do fim de ano. Encontrei em casa uma lista muito interessante de metas de algumas nutricionistas da USP que são indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da universidade a esse respeito. Confira a lista a baixo:

14 metas para emagrecer com saúde
  1.  Faça 5 a 6 refeições por dia.
  2. Frutas na sobremesa e nos intervalos (lanches).
  3. Como verduras e legumes no almoço e no jantar.
  4. A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
  5. Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
  6. Modere nos açucares e doces.
  7. Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
  8. Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
  9. Consuma pelo menos 01 porção de cereal integral.
  10. Como uma porção de leguminosa por dia.
  11. Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
  12. Beba no mínimo 02 litros de água por dia.
  13. Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
  14. Aprecie sua refeição. Coma devagar.


Como vocês leram, é muito importante uma alimentação balanceada e saudável para quem quer e precisa emagrecer. Claro que fazer mudar radicalmente não é tarefa fácil. Por isso, comece aos poucos. Só assim você terá facilidade em assimilar novos hábitos.

Não se esqueçam: consultar um profissional habilitado torna tudo melhor e mais prático. Entrem em contato e marque já a sua consulta!


Boa semana!


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

As frutas e sua importância

Olá, pessoal.

Tenho assistido televisão e visto diversas postagens em blogs sobre as frutas. Então, resolvi falar um pouco sobre elas aqui também.
Segundo a ANVISA, Fruta é o produto procedente da frutificação de uma planta sã, destinada ao consumo, ou seja, “in natura”. A fruta (ou o fruto) é um produto comestível obtido a partir de certas plantas cultivadas ou silvestres. Ela pode ser ingerida como sobremesa ou nos intervalos das refeições e em geral é consumida madura. Elas são fonte de vitaminas, minerais, carboidratos (glicose, frutose, sacarose, amido) e fibras. Contêm baixos valores de proteínas e gorduras. Dentre as vitaminas, são encontrados principalmente a do tipo C e o caroteno e, dentre os minerais, os principais são o potássio e ferro.
As frutas são indispensáveis para garantir o bom funcionamento do organismo, pois muitas delas são ricas em água e fibras, favorecendo o funcionamento intestinal.
É importante optar por frutas variadas, pois todas possuem diversas vitaminas em níveis diferenciados e quando aumentamos a variedade do consumo elas se tornam mais eficazes às nossas necessidades.
As frutas também devem ser visualizadas pelas CORES, vibrantes e variadas como, por exemplo, a cor vermelha que possui licopeno (alto poder antioxidante que previne doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer); Laranja – amarela, rica em vitamina C, A, é antioxidante, favorecendo o retardamento de envelhecimento celular, atuar na manutenção do colágeno; verde, antioxidante que protege a retina de possíveis danos oculares, sendo também rica em vitamina C que aumenta a imunidade do organismo; azul – púrpura, rica em vitamina C, complexo B: auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) do câncer e de infecções do trato urinário.
As cascas também são importantes. Grande parte das vitaminas e outras substâncias benéficas são encontradas na casca e não devemos ignorá-la se quisermos aproveitar todos os benefícios que as frutas podem nos oferecer.
Lembrem-se: o consumo de frutas deve ser diário (05 porções ao dia), se optar por tomar suco natural, evite o uso de açucares e aproveite o doce da própria fruta.
Não se esqueçam também que a melhor forma de manter a saúde é fazer exercícios físicos e manter uma alimentação balanceada. Para isso, não deixe de consultar um nutricionista para uma reeducação alimentar.


Tenham uma boa semana!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Dicas para uma pele saudável

Olá pessoal

Todos nós estamos cansados de ouvir e ver as pessoas dizendo: nossa quanta espinha! Ou: que pele linda, parece um pêssego! Sabemos que a pele de um bebê é linda porque se alimenta somente de leite materno, o que o leva a ter o organismo limpo e saudável. Quando o bebê vai crescendo sua alimentação vai se modificando e este, recebendo outros tipos de alimento, se tiverem boa qualidade, haverá uma pele também de qualidade. Então, por que, quando somos adultos, não podemos continuar com hábitos adequados, utilizando estratégias para fortalecer a saúde da pele e corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada?
Quem nunca ouviu falar “Você é o que você come”? Hoje, sabe-se que o consumo de certos alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada.
A carne vermelha apresenta alto índice de toxinas que vão acarretar danos ao nosso organismo se forem ingeridas em excesso, por outro lado, é fonte de proteína de alto valor biológico, necessárias ao indivíduo.
Quem não gosta daquele sorvete cremoso com confeitos, bolo de chocolate recheado e com cobertura? Enfim, há uma variação enorme de delícias que comemos, mas, não podemos nos esquecer de que o excesso de açúcar danifica nosso corpo e causa acúmulo de toxinas que podem aumentar o nível de glicemia levando à Diabetes e favorecendo o envelhecimento celular.
Devemos nos alimentar com mais frutas (ricas em vitaminas e fibras) variadas, legumes e verduras.   Por exemplo, os legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam vitaminas A, C e altas taxas de antioxidantes que auxiliam a prevenção de envelhecimento da pele, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. O consumo de vitamina C, que é um poderoso antioxidante, em longo prazo, mantém o nível de colágeno que retarda o envelhecimento celular. O consumo diário de laranjas pode ser uma boa opção para manter a ingestão de vitamina C e, além disso, o seu consumo juntamente de folhas verde-escuras e feijão favorece a absorção de ferros pelo organismo.
São muitas as informações sobre o poder que os alimentos exercem sobre nossas vidas e estas pequenas dicas podem fazer vocês despertarem em buscar de novos hábitos. Marque uma consulta com uma nutricionista (no caso eu kkk) para melhoria da sua saúde e de seu estabelecimento.