terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Alimentos funcionais: o mito ou verdade?

Olá pessoal!!

Estive pensando como escrever algo especial pra vocês, algo que pudesse ser bem valioso e melhorar ainda mais a qualidade de vida de cada um. Então pensei: porque não falar sobre “alimentos funcionais” e esclarecer alguma dúvida para ajuda-los ainda mais?
Sabemos que virou moda se falar de alimentos funcionais, mas será que tudo que se sabe é suficiente?
Alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde e além de disso, produzem um papel benéfico na redução de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras. O consumo desses alimentos deve ser constante para que seu papel seja alcançado.
É imprescindível a utilização de alimentos naturais, integrais na alimentação diária, em substituição de carnes vermelhas por peixes, soja e derivados e aumentar a ingestão de vegetais e frutas.
Vocês sabiam que se incluirmos e ou aumentarmos alguns alimentos em nossas refeições diárias podemos ter um equilíbrio maior em nosso organismo?
Se reduzirmos o sal dos alimentos e, em contra partida, aumentamos o consumo de Alho e a cebola (estimulantes do sistema imunológico, ajudam a reduzir o mau colesterol e os triglicérides, dentre outras funções), Manjericão, orégano e sálvia (ervas aromáticas com propriedades antioxidantes, antibacterianas e antibióticas e protetoras),Salsa, cebolinha, cominho, hortelã, coentro, alecrim (possuem vitaminas, auxiliam no processo digestivo, enriquecem o sabor dos alimentos), aumentaremos a possibilidade de prevenção de vários tipos de doenças.  
Pois bem, estes alimentos são apenas dicas de como utilizarmos bem nossos temperos cotidianos, ricos em nutrientes, baixo teor calórico, baixo custo, mas com excelentes benefícios. Muitas vezes deixamos de dar importância que eles merecem e, até os tratamos com certa indiferença e impedimos que nosso sistema imunológico fique mais resistente.
Curtam esses pequenos exemplos de alimentos que podem ser utilizados em preparações salgadas, assim como em sucos preparados com adição de frutas específicas. Aqui vai uma pequena receita pra saborearem o que acabei de falar:
                                              
                                                     Suco Funcional
02 rodelas de abacaxi;
04 Folhas de hortelã e manjericão;
Água, 01 laranja;
01 rodela de gengibre e gelo (opcional).
Bata tudo no liquidificador. Se desejar coe.
Sirva a seguir.



Consulte sempre uma nutricionista para que as escolhas e porções sejam adequadas e balanceadas para as necessidades reais de cada indivíduo.


Boa semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário